Caso Adélio Bispo

O Dr. Zanone Júnior solicitou avaliação do Sr. Adélio, para verificar se tinha indicação psiquiátrica forense e psicológica jurídica, para solicitação fundamentada da Instauração do Incidente de Insanidade Mental.

O Juiz da causa autorizou e Hewdy Lobo Ribeiro foi até o Presídio Federal de Campo Grande, realizou a avaliação com independência clínica, técnica e científica produzindo Parecer Técnico Psiquiátrico Forense fundamentador da solicitação de Perícia, de acordo com Artigo 149 do Código de Processo Penal.

Em seguida, ocorreu determinação de Perícia Médica Psiquiátrica Forense e Psicológica Jurídica, para verificação das Capacidades de Entendimento e Determinação ao tempo da gravíssima agressão contra o Sr. Bolsonaro.

Hewdy Lobo Ribeiro acompanhou a Perícia Médica presencialmente com total liberdade para exercer a Função de Assistente Técnico e a Psicóloga Jurídica Dra. Ruth Lasas fez a parte das testagens.

Os Peritos Oficiais tiveram as mesmas conclusões técnicas dos Assistentes Técnicos da Defesa, que o Sr. Adélio ao tempo do fato agressivos era totalmente incapaz de entendimento e determinação de acordo com o Artigo 26 do Código Penal.

Após estes resultados periciais e da assistência técnica da Equipe Vida Mental, a Defesa do Sr. Adélio liderada pelo Advogado Dr. Zanone Júnior acompanhou o Juiz realizar a Absolvição Imprópria por condição de Inimputabilidade Penal, após audiência em Juiz de Fora/MG, quando Hewdy Lobo estava também presente.

No ano de 2025 novamente a Equipe Vida Mental foi convidada pela Defensoria Pública da União, pelo Defensor Dr. Welmo, com Hewdy Lobo Ribeiro e a Psicóloga Jurídica Dra. Desirée de Bragon realizando Avaliação da Cessação de Periculosidade.

Foto: Geisy Garnes

Foto: Fernando Priamo

Foto: Cláudia Gaigher/TV Morena

Foto: Igo Estrela/Metrópoles